O que é o "Movimento Escoteiro"?

Definir o Escotismo não é tarefa fácil, mas vamos nos esforçar aqui. Numa definição formal, somos "um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos". Agora, falando de uma maneira mais clara, nós somos um movimento jovem, feito para jovens, por jovens. A nossa proposta é o desenvolvimento do indivíduo, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra e o compromisso através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Sabemos que parece muita coisa, mas o Movimento Escoteiro é isso.

Como esses objetivos são alcançados?

Quando falamos em Escotismo, as pessoas normalmente pensam em duas coisas: acampamentos e vender biscoitos. No caso, só para tirar essa dúvida, nós não vendemos biscoitos. Mas sim, acampamos, e é aí que tudo realmente começa a acontecer. Um dos nossos objetivos é ensinar ao jovem a ser responsável, independente, sabendo trabalhar em equipe. Para isso temos atividades para que os jovens se sintam interessados E que sejam legais. Logo, isso implica que acreditamos que o aprendizado não precisa ser chato, monótono e parado. E, para isso, usamos o desafio e aventura como combustível. 

Veja, vamos juntos imaginar um acampamento, certo? Os jovens terão que cozinhar sua própria comida - sim, pode levar algumas coisas de casa, não precisa caçar até porque queremos preservar a natureza e os animais. Dito isso, os jovens juntos terão que se organizar para terem um bom almoço. Vão aprender a montar mesas a partir de bambus e fogueiras a partir de gravetos. Em todas essas atividades há características fantásticas para o crescimento pessoal. Veja que todas essas atividades terão que ser feitas em grupo, com união. Além disso, eles terão que usar a criatividade para superarem os desafios. Se não fosse suficiente, o jovem percebe que ele é essencial naquele sistema de modo que ele é responsável por outras pessoas.

Viu só? Pode parecer brincadeira pra quem olha de fora, mas temos uma proposta educacional muito forte, inclusive O Movimento Escoteiro é conselheiro oficial da ONU em assuntos sobre educação!

O Objetivo do Movimento Escoteiro

 

Missão

A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.

 

Visão

O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.

 

Princípios do Escotismo

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo:

    - Crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja;

    - Participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo;

    - Crescimento saudável e auto desenvolvimento.

 

Desenvolvimento Físico

Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.

 

Desenvolvimento Moral

A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.

 

Desenvolvimento Intelectual

Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.

Feito com ❤ por Allan Viana e Renan Roli

© 2020

Macaé, RJ

História
Promessa Escoteira

Lei Escoteira

Objetivo do Movimento

Nos mande um e-mail!
instagram-logo.png
Deixa seu Like no Facebook :)

95º Grupo Escoteiro José Passos de Souza Jr.