I Fórum Jovem 95

26/11/2015

 

Amanhã (27/11) acontecerá o primeiro Fórum Jovem do nosso grupo escoteiro. Hoje há um grande debate sobre o papel do escotismo na vida dos jovens, e seguindo as diretrizes da WOSM/OMME (Organização Mundial do Movimento Escoteiro) que hoje estão voltadas para o empoderamento jovem, o 95 vem se preocupado a seguir estas diretrizes por entender a importância deste processo para a formação do jovem e do adulto que ele vai se tornar.

 

O que é empoderamento?

De uma maneira geral, é possibilitar que alguém desenvolva plenamente suas capacidades de desenvolver por si alguma coisa.O empoderamento jovem então, é permitir e possibilitar que ele desenvolva suas capacidades de tomada de decisão, de participação, de construção e avaliação. Empoderar é dar as ferramentas necessárias, mostrar o caminho e permitir que o jovem seja o protagonista nos processos educativos e até mesmo institucionais do escotismo. Afinal, o movimento escoteiro é feito de jovens para jovens com orientação de adultos.

 

Como isso pode ser feito?

O programa educativo do movimento escoteiro por si já é bastante democrático e empoderador. Devemos então garantir que este protagonismo jovem seja respeitado por todos os envolvidos e que as atividades fomentem, e proporcionem chances de todo jovem praticar sua liderança. 

 

Mas o 95 está indo além, o Fórum Jovem é uma proposta onde os jovens irão se reunir na sede, e sob mediação do ramo pioneiro, que é igualmente jovem e participativo do fórum, eles discutirão suas vidas de seção e suas opiniões sobre o funcionamento do grupo. Nenhum membro adulto participará do momento de diálogo. Será um momento de uma conversa de jovem para jovem, horizontal e paritária em voz para todos os ramos, do lobinho ao pioneiro. Desta forma, os jovens terão maior conforto e liberdade pra expor o que pensam, sugerir, tirar dúvidas e criticar o que eles observarem como necessário.

 

Após isso, será feito também pelo Clã um relatório de todo o fórum não deixando escapar nenhuma fala, que tem anonimato garantido. E então a diretoria do grupo e chefia terão acesso a estas informações e demandas, podendo assim trabalhar para que as demandas sejam atendidas da melhor maneira possível, dentro das possibilidades do grupo.

Assim também se cria um sentimento de pertencimento, e a união entre todos os membros. Todos somos responsáveis pelo nosso grupo, e todos podemos colaborar para o crescimento sadio do movimento escoteiro.

Se interessou? O projeto está disponível para quem quiser multiplicar esta iniciativa. Entre em contato conosco!

 

Please reload

Feito com ❤ por Allan Viana e Renan Roli

© 2020

Macaé, RJ

História
Promessa Escoteira

Lei Escoteira

Objetivo do Movimento

Nos mande um e-mail!
instagram-logo.png
Deixa seu Like no Facebook :)

95º Grupo Escoteiro José Passos de Souza Jr.