Você sabe o que é Fogo de Conselho?


Fogo de Conselho Escoteiro

Para nós escoteiros é uma cerimônia muita especial, talvez a mais emocionante que temos. Há registros desta cerimônia no primeiro livro escrito para escoteiros, o Escotismo para Rapazes, e desde então virou tradição.

Baden-Powell conheceu muitas culturas tanto no continente africano como asiático durante suas viagens pelo mundo. Em uma delas, ele se deparou com um povo que tinha o hábito de se reunir em noites especiais, toda a tribo, em volta de uma grande fogueira na qual as pessoas dançavam e cantavam, bem como contavam e encenavam histórias da própria tribo, dos seus deuses, das guerras e bravuras feitas pelos guerreiros daquela tribo.

No nosso Fogo de Conselho unimos os demais irmãos escoteiros, ao final do dia, numa grande cadeia fraterna em volta do fogo, para descontrair, refletir, para celebrar a amizade, a união, a autonomia, autoconfiança do jovem e a arte, através de atividades recreativas e artísticas. Por isso, é um momento tão importante, o qual se desenvolve a criatividade, trocam-se experiências com os mais velhos e dão espaço para se expressarem enquanto pessoas.